Ciclo de Seminários do Pampa Stock lota Câmara de Vereadores de São Borja

Foto: Will Lee.

Foto: Will Lee

Tamara Finardi

 

Ontem, por volta das 14h, a Câmara de Vereadores de São Borja ficou lotada. Ao entrar no local se via mais de 170 pessoas, algumas em pé, outras sentadas no corredor. Mas, de certa forma, todos se acomodaram para assistir ao Ciclo de Palestras do Pampa Stock 2013.

O primeiro painel teve como temática “Sexo, Drogas e Rock’n Roll: Mitos e Preconceitos”. Mediados por Marco Bonito (UNIPAMPA/SB), os painelistas Cesar Beras (UNIPAMPA/SB), Alex Retamoso (UNIPAMPA/SB) e Leandro Comasseto (UNIPAMPA/SB) expuseram reflexões a respeito do tema. “O objetivo aqui não é fazer apologia, mas uma análise sociológica dessas questões”, enfatiza Alex Retamoso.

No segundo painel foram apresentadas reflexões a respeito das relações que se estabelecem entre Rock e Sociedade na atualidade. Marcos da Rocha Oliveira (UCS), Gabriel Sausen Feil (UNIPAMPA/SB), Fernando Santor (UNIPAMPA/SB), Walter Firmo (UNIPAMPA/SB) e Davide Carbonay (UNIPAMPA/SB) prenderam a atenção dos ouvintes por duas horas, explanando sobre assuntos como geração beat e movimento hippie, literatura, Punk Rock, entre outros, trazendo questionamentos e exemplos atuais. “A mesa se propôs a fazer uma discussão prioritariamente interdisciplinar sobre o Rock, e tentar problematizar esse gênero musical em suas outras perspectivas”, explica o painelista Marcos da Rocha Oliveira.
As dicussões se centraram em torno do livro “Sociologia do Rock”, que está sendo organizado por Gabriel Sausen Feil e Cesar Beras.

No fim de cada painel, a discussão foi aberta ao público que participou com questionamentos e contribuições às falas dos painelistas. “Achei o evento muito interessante e ele veio acrescentar as leituras que eu já tinha”, conta Guilherme Sam-Sin Souza, acadêmico de Ciências Humanas da Unipampa.
A partir de eventos como este, o Pampa Stock se consolida, a cada ano, como um evento de produção cultural e também de discussão.

Mais informações sobre o livro Sociologia do Rock você confere, na íntegra, na entrevista com Gabriel Sausen Feil
Entrevista Gabriel Sausen Feil