História do PampaStock

PampaStock é um projeto de extensão decorrente da disciplina complementar de graduação Sociologia do ROCK, da Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, campus São Borja, ligada ao Grupo de Pesquisa T3XTO: ensino, arte e filosofia em Comunicação Social. Tem o objetivo de fomentar a produção de rock n’ roll, enquanto uma manifestação cultural capaz de modificar o meio social e dar visibilidade a UNIPAMPA enquanto criadora de novas formas de conhecimento, assim como desenvolver social, econômica e culturalmente a cidade de São Borja.

Trata-se de um festival organizado por professores, técnicos administrativos e acadêmicos, sendo sua realização uma das avaliações da disciplina Sociologia do ROCK, ministrada pelo prof. Dr. Cesar Beras, que faz uma abordagem sociológica do Rock n’ Roll, sendo pioneira no Brasil. O festival é organizado com auxílio de apoiadores culturais e não tem fins lucrativos.

A banda vencedora abre o Festival Ibero Americano de Música El Mapa de Todos, organizado pela produtora Senhor F e está em sua terceira edição.

No ano de 2010, o PampaStock teve 52 bandas inscritas, 22 parceiros culturais, a participação de aproximadamente 1000 pessoas e a arrecadação de 1880 kg de alimentos, como ingresso ao festival.  As oito finalistas, Sangue da Pedra e Sonnets (Santa Maria), Juliette Rose (Carazinho), Os Vespas (Cachoeirinha), Desvio Padrão ( Taquara), Empiricos (Porto Alegre), Monotape (São Borja) e Reino Elétron (Passo Fundo) se apresentaram, juntamente com Os Replicantes e Acústicos & Valvulados, em dois dias de festival, de onde saiu a grande vencedora, Reino Elétron, que tocou, no mês de março de 2011, no Festival El Mapa de Todos, juntamente com bandas como: Macaco Bong (São Paulo),
Wander Wildner (POA), Los Mentas (Venezuela), GEPE (Chile), Contra las Cuerdas (Uruguai)entre outros. (veja a programação completa em http://www.elmapadetodos.com.br/po/shows.php). No ano de 2011, o PampaStock, já conta com 24 parceiros culturais e terá a presença de Alemão Ronaldo e Cachorro Grande, nos dias 09 e 10 de dezembro, no Clube Comercial, em São Borja.