Palestras abrem o Simpósio da 5º edição do PampaStock

Por: Allana Andrade e Camila Rossi

O 1º Simpósio Internacional teve sua abertura hoje pela manhã na Câmara de Vereadores. O evento contou com palestras voltadas para o tema da música e que tinham por objetivo discutir questões relacionadas à juventude, direitos humanos e a musicalidade através das regiões geográficas. Entre os presentes, estavam a Secretária de Educação do Município, Maria Denise Lunardini Do Amaral, o vereador Tiago Cadó, a Diretora de Educação do Instituto Federal Farroupilha (IFF), Maria Teresinha Kaefer e os alunos do curso de eventos, que realizaram a recepção e o credenciamento do público.

A primeira palestra, intitulada “Juventude, Direitos Humanos e Rock: uma integração possível?’’, foi mediada pelo Professor Jairo de Oliveira (IFF\São Borja), tendo como convidados os professores Cesar Beras e Adriana Cantini (UNIPAMPA\São Borja). Adriana iniciou ressaltando a importância do rock sobre os movimentos sociais no país. “O rock nacional, especialmente na década de 80 e 90 mostrou em suas letras a necessidade de participação.” Bandas nacionais como Barão vermelho e Legião Urbana foram lembradas por suas letras de contestação social. O professor Cesar Beras aproveitou a oportunidade e comentou a questão dos direitos humanos: “Ninguém faz uma coisa sozinho, isso não é cidadania.” A formação da cidadania e o conhecimento dos direitos por parte dos cidadãos através da cultura do rock, foram eixos abordados até o final da conversa.

BÁRBARA

Foto: Bárbara Ramos

 

Logo após, teve início a palestra “Pesquisando e fazendo canções no Prata e nas Missões: um debate geográfico-musical”, apresentada por Lucas Manassi Panitz e Iuri Daniel Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URFGS), que falaram sobre sua pesquisa e sobre a influência da música na sociedade. “Ela é um espelho, tanto a identidade pode ser passada pela música, como a música também pode construir uma identidade.”

Foto: Gregorio Avanzi

Foto: Gregorio Avanzi

Após as palestras foi aberto um espaço para que o público fizesse seus questionamentos e para encerrar os dois convidados da URFGS fizeram uma apresentação com suas músicas autorais.

Foto: Gregorio Avanzi

Foto: Gregorio Avanzi