Passo Fundo na fronteira: relembre as primeiras bandas vencedoras do Pampa Stock

Por: Allana Andrade e Gregorio Avanzi

          A 5º edição do PampaStock acontecerá em breve, e para isso trouxemos uma retrospectiva das bandas que já cevaram o rock pelo evento. Logo na primeira edição, o festival teve 52 bandas inscritas e contou com um público de aproximadamente 1000 pessoas. Foram classificadas 8 finalistas, que se apresentaram, juntamente com duas bandas reconhecidas do cenário gaúcho: Os Replicantes e Acústicos e Valvulados, em duas noites de puro rock n’roll. A vencedora foi Reino Elétron, banda de Passo Fundo que além de ganhar a primeira edição, compôs o single da segunda.

Apresentação1

A edição de 2011 teve um aumento no número de bandas inscritas, o que prova que o festival foi um sucesso. Bandas como Alemão Ronaldo e Cachorro Grande estiveram presentes. Ao fim da última noite a banda General BoniMores foi declarada campeã do segundo PampaStock. O festival também contou com a realização de palestras e oficinas sobre diversos temas relacionados a festivais e a produção musical.

 

As campeãs das duas primeiras edições foram contempladas com a vaga para participar do festival Iberoamericano El Mapa de Todos, que acontece em Porto Alegre, visando a integração dos gêneros musicais e a expansão cultural.

SOBRE AS BANDAS

                                                             Por Bárbara Ramos e Camila Rossi

                                        

GENERAL BONIMORES

A banda General BoniMores surgiu em Passo Fundo, no ano de 2010, e desde então vem conquistando o público com shows descontraídos e canções leves. A participação em festivais como o “Noite Senhor F” e o “Mundo Livre Festival” trouxe ainda mais visibilidade para a banda. BoniMores vem do latim, “Boni” significa “bons” e “Mores” significa “costumes”, nome que está ligado ao fato de os integrantes terem se conhecido na igreja, ainda na adolescência. “Dia Feliz” é a canção mais aclamada da banda, vencedora da edição de 2014 do Samsung E-Festival, que trouxe reconhecimento nacional para a banda e a oportunidade de tocar em grandes capitais como Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, ao lado de grandes músicos como Maria Rita, Gilberto Gil e Paula Lima.

 

Apresentação2

 

REINO ELÉTRON

       Formada em 2009, na cidade de Passo Fundo, a banda contava na época do festival com cinco integrantes, fazendo um som que ia do jazz ao punk com uma mistura de eletrônico e psicodélico. No final do mesmo ano o quinteto participou de dois grandes eventos em sua cidade, o ‘Natal Q SEJA ROCK’ e a quarta edição da Virada Contracultura. No ano seguinte, concorreu com as 52 bandas que se inscreveram no Pampa Stock. Vencendo essa etapa subiram ao palco com mais sete bandas finalistas: Sangue de Pedra, Sonnets, Os Vespas, Juliette Rose, Monotape, Desvio Padrão e Empricios. Depois de duas noites regadas a muito rock n’roll, eis chegado o momento decisivo de anunciar a vencedora. Reino Elétron ganha a primeira edição do festival, que dava o direito a abrir o renomado Festival Iberoamericano El Mapa del Todos. A parceria com o Pampa Stock se estendeu ainda até o ano seguinte quando a banda compôs o single que de divulgação da segunda edição do evento.

Apresentação3

 

Ficou com vontade de ver mais? Não perca a 5º edição do PampaStock, nos dias 10 e 11 de julho, em São Borja, no Clube Comercial.