Sociologia e Rock na Unipampa

Por: Vitor Kellner e Wenandra Sommer

O final da tarde, início da noite de quinta-feira, 9, ficou marcado na Unipampa. No Hall de entrada do campus São Borja, aconteceu o lançamento do livro Sociologia do Rock, com a presença dos professores Gabriel Sausen Feil, Cesar Beras (organizadores) e Fernando Santor, autores de textos acadêmicos e ensaios que foram compilados em um livro com assunto inédito no Brasil e no mundo.

Foto: Bianca Garcia

Foto: Bianca Garcia

Durante o lançamento do livro, Beras explicou sobre a obra, que não é para ser o melhor livro do mundo, e nem a pior, mas como uma forma de gerar o conhecimento. Segundo o professor, o livro dependeu de três fatores: “São Borja, o livro foi feito aqui, apesar da cidade não ser citada diretamente no livro; a Unipampa, que é o nosso lugar de estudo; e a outra é que o livro foi feito para vocês, os alunos”.

Outro organizador de Sociologia do Rock, Feil elencou outros três fatores comum aos textos: todos tem o rock como matéria, tem uma postura interdisciplinar com relação ao rock e o desafio de tomar o rock como um acontecimento social, “Não é um livro de capítulos; é um livro que cada autor abordou o rock do seu jeito, em textos acadêmicos ou ensaios” explica.

Foto: Bianca Garcia

Foto: Bianca Garcia

O público acadêmico e os demais presentes na Unipampa tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelos professores, assim como, todo o aparato que envolve o assunto, tanta para os estudantes quanto para admiradores de uma boa literatura. O professor Cesar Beras em sua fala ainda explicou que “temos que estudar o rock para entender os séculos XX e XXI, pois é o rock and roll quem faz a crítica social ao sistema vigente”.

Para quem adquiriu o livro como o estudante de Relações Públicas, Victor Tavares,  e os autógrafos dos autores, as  expectativas sobre a obra são grandes, “Eu espero entender bastante o rock, a sociologia do rock, a expectativa é muito boa para a leitura do livro”. Tavares estuda o gênero musical e apresentará um trabalho no Simpósio do PampaStock  deste ano.

Antes e depois do pronunciamento dos professores, a Banda She and The Wolves de São Borja, animou os presentes com sucessos do rock nacional e músicas autorais. O Vocalista e guitarrista da banda, Luis Eduardo Pinto, destacou a importância do rock e do Livro Sociologia do Rock, “não é possível imaginar nenhuma geração sem o rock, eu canto o que é necessário, cultura, protesto, tudo aquilo que precisa ser ouvido, assim como o livro que por consequência, trata sobre isso”.

Foto: Bianca Garcia

Foto: Bianca Garcia